Como cuidar de galinhas e outras aves

A alimentação vegetal pode suprir cerca de 25% das exigências nutricionais das aves. Os vegetais crescem recebendo a energia do sol, e estão repletos de caroteno, vitaminas, minerais e força vital. As ingestões de gramíneas, leguminosas e outras fontes vegetais fornecem vitaminas e minerais as aves, coferindo-lhes resistência às doenças e modificando a qualidade de seus ovos tornando suas gemas mais vermelhas e ricas em vitamina A e com melhor valor comercial.

Os ninhos devem ser usados exclusivamente na fase adulta das aves em postura, são muito importantes para garantir ovos de boa qualidade, mais limpos e com menor riscos de contaminação. Eles devem ser mais altos que o piso, com aproximadamente 40 centímetros de largura, 30 de altura e 30 de profundidade, com uma boa “cama” sedo suficiente para abrigar de quatro a cinco galinhas.


Os ninhos têm a função de proporcionar um local macio e aconchegante para a postura dos ovos. Cerca de 60 a 70% da postura é realizada pela manhã. Existe a necessidade de realizar a maior parte da coleta dos ovos neste período, para que eles não fiquem acumulados nos ninhos e possam quebrar ou trincar. Durante a coleta, é aconselhável que os ovos sejam colocados em bandejas plásticas ou de papelão com a extremidade mais fina voltada para baixo, pois a utilização de baldes ou cestas, ocasionam um alto índice de ovos trincados e quebrados, apesar da casca do tipo caipira ser mais resistente. Após a coleta, os ovos devem seguir para a sala de classificação, onde serão limpos a seco com uso de uma esponja. Por se tratar de um produto perecível, deve-se observar o período de consumo do ovo, que gira em torno de 15 a 25 dias.

Tabela: Cronograma de Vacinações

IDADE

(dias)

VACINA

APLICAÇÃO

Bouba Marek Punção na membrana da asa intramuscular (feita no incubatório)
10º New Castle

Intra-ocular, intranasal

(ou na água de bebida não clorada)

21º Bouba Aviária Escarificação na coxa (só no caso de não ter sido feito no 1º dia de vida) ou punção na membrana da asa
35º New Castle

Intra-ocular, intranasal água de bebida (não clorada)
63º Bouba Aviaria Escarificação na coxa ou punção na membrana da asa
De 4 em 4 meses New Castle Intra-ocular, intranasal, água de bebida (não clorada)
About these ads

Sobre fazendinha mamae gansa

Tudo sore aves,como cuidar,dicas e muito mais
Esse post foi publicado em Recomendações e marcado . Guardar link permanente.

2 respostas para Como cuidar de galinhas e outras aves

  1. Eliane Moura disse:

    Apareceu uma galinha no meu quintal e ficou morando aqui. Ela tomou conta do quintal, botou moral com os gatos e com o tempo, nos acostumamos com ela e passamos a alimentá-la com milho, ração, frutas e verduras. Ela dormia na árvore perto de casa, mas um dia choveu muito e ela passou a dormir na janela da varanda. Só que ela faz muita sujeira e eu comprei uma gaiola de papagaio pra ver se ela dormia lá. Quando a peguei e botei na gaiola, ela não gostou e voltou a dormir na árvore. Ela até se deixa acariciar, mas não gosta muito.
    Ela é marron e bota ovos muito gostosos, e o nome dela é Magnólia.
    Estou fazendo algo errado?

    • Cara Eliane muito legal sua história,as galinhas saõ assim mesmo escolhem o local para empoleirar e dormir geralmente é para se proteger,é só seguir as dicas do post acima e arrumar um galo para ela se você quizer que ela tenha pintainhos,no mais você está fazendo tudo certo.
      Obrigado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s